24 de janeiro de 2011

Composição do Sangue

 
Plasma

    O plasma é um líquido amarelo pálido, composto por cerca de 91% de água e 9% de outras substâncias, tais como proteínas, iões, substâncias nutritivas, gases e produtos de degradação. É uma solução coloidal líquida que contém substâncias em suspensão, a maioria das quias proteínas plasmáticas onde se incluem  albumina, globulinas e fibrinogénio.
    A albumina constitui 58% das proteínas do plasma e é importante na regulação do movimento da água entre os tecidos e o sangue. Como não passa facilmente do sangue para os tecidos, desempenha um papel importante na manutenção da sua concentração osmótica.
    Algumas globulinas, tais como anti-corpos e complementos, são parte do sistema imunitário enquanto que outras funcionam como moléculas de transporte.
    O fibrinogénio constitui 4% das proteínas do plasma e é responsável pela formação do coágulo.
    O volume plasmático mantém-se relativamente constante.


Elementos Figurados

    Cerca de 95% do volume dos elementos figurados consiste em eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Os restantes 5% são leucócitos ou glóbulos brancos e fragmentos de células chamados plaquetas ou trombócitos. Em adultos saudáveis, os leucócitos  são os únicos elementos figurados que possuem núcleo, já que os eritrócitos e as plaquetas têm poucos organelos e não têm núcleo.

  • Tipos de Leucócitos
    Os leucócitos são denominados de acordo com a sua aparência nas preparações coradas. Há cinco tipos de leucócitos cada um com funções específicas.





Sem comentários:

Enviar um comentário